quarta-feira, 22 de abril de 2009

terça-feira, 21 de abril de 2009

Hoje é dia de Tiradentes ou da r....?

A história é fantástica. Além de se repetir todos os dias, por todos os cantos do mundo, explica muitas coisas que nos rodeiam. O triste, é saber que muitos nem se interessam em fazer certas conexões. Acontecimentos históricos influenciam a linha cronológica de outros povos todos os dias. Que ares influenciou os sonhos por liberdade no Brasil, pelas ruas de Vila Rica, nos tempos de Tiradentes.

Puxemos essa cordinha juntos agora:

Vamos começar da França (claro que se puxarmos a cordinha com mais intensidade, conseguimos fazer ligações mais antigas, mas, por falta de tempo e espaço, comecemos daqui).
A Revolução Francesa é o nome dado a um aglomerado de acontecimentos que entre 1789 e 1799 mudaram a postura Francesa e mundial, ditando novos acordes para possíveis sonhos de liberdade.

Influenciadores:

O Iluminismo:

Era basicamente um movimento com linhas filosóficas baseadas em idéias de progresso e perfectibilidade humana, que defendia o conhecimento como meio para a superação de preconceitos e ideologias tradicionais. O Iluministas admitiam que os seres humanos possuem condições de tornar, todos os dias, o mundo cada vez melhor.
O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma prisão que eles mesmos se impuseram a si. Presos são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção dos outros.

A Independência Americana:

Em 1763, foi assinado o "Tratado de Paris", que terminava com a guerra dos "Sete Anos" ( guerra internacional iniciada pela expanção de explorações de novas colonias e territórios) dando início a uma nova organização e troca de territórios coloniais (conquistados) - Canadá deixava de ser governado pela França e passava a ser governado pela Inglaterra. A França recuperava Guadalupe, Santa Lúcia... Enfim, sem dinheiro e desgastados pela guerra, os lideres resolveram se unir e rever o layout das colonias.
Com o fim da guerra, as 13 colonias americanas passaram a ser mais exploradas pela Inglaterra devido ao grandes gastos que tiveram com a guerra. Precionados, famintos e descontentes com os altos embargos e impostos, pensadores e políticos das 13 colonias se unem, redigem uma constituição e com ajuda da França (interesses comerciais), se libertam da Inglaterra.

Layout de governo:

Primeiro o Clero, depois a coroa e abaixo de todos, o povo. O Rei, representante do "absolutismo", tinha a última palavra em relação a justiça, economia e a diplomacia. Quem se opusesse a isso era preso em uma das prisões mais conhecidas da história: A Bastilha.
Com as idéias iluministas soprando entre as "ruelas" francesas, a sugeira e a fome cegando e oprimindo a maior parte da população, novas informações sobre a independência da colonia Americana, apoiada pelos próprios Franceses - de povo preso entre a falta de sonhos, esperanças e comida...
A França tinha 80% de sua economia baseada na agricultura. Depois de uma grande escassez de alimentos ocorrida devido a uma onda de frio na região, a população foi obrigada a mudar-se para as cidades e lá, nas fábricas, era constantemente explorada e a cada ano tornava-se mais miserável... Lembra de alguma obra famosa escrita por Vitor Hugo com esse mesmo nome? "Os Miseráveis"?
O povo vivia à base de pão preto e em casas de péssimas condições, sem saneamento básico e vulneráveis a muitas doenças, quando o rei e os seus, viviam sem conhecerem a verdadeira realidade, em meio a festas, bebida e fartura de alimentos. Uma bomba prestes a explodir no centro europeu.

A revolta

Líderes dão o novo tom durante a carência das palavras, unem as massas famintas, derrubam a bastilha (simbolo de opressão), libertam outros líderes que com a palavra e a massa conseguem tomar o poder, criar um novo regime. Elaboram uma nova contistuição, implantam uma monarquia constitucional (o rei perdeu seus poderes absolutos) e criam uma efetiva separação entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário....formatos que conhecemos e utilizamos hoje. Pouco mais tarde, com as manobras do rei, que tentava (isso sempre é esperdo) recuperar seus interesses e imagem, prendem Luis XVI e sua esposa, Maria Antonieta, cortam suas cabeças e tomam, definitivamente o governo, dando novas esperanças, colocam o clero no seu devido lugar e inflamam o ego de um povo que só aguardava novos horizontes. Abolem a Escravidão, fazem uma reforma agrária, estabelecem tetos para preços e salários, vendem bens públicos para repor as finanças, criam sistema de auxílio aos indigentes e pensões anuais e assistências médias gratuitas a crianças, mães, enfermos, idosos e viuvas e outras ações até então nunca vistas em tempos como aqueles.

Dia 21 de Abril:

Aproveitando o dia de hoje, seria muito bom fazer uma série de perguntas: O que comemoramos nesse dia? Tiradentes? A Inconfidência Mineira? Quem foi Tiradentes? Qual sua bandeira? Quais eram os dizeres desse bandeira? Quem influenciou os pensamentos de Tiradentes e dos outros conspiradores e revolucionários? O que eles fizeram para que merecessem a morte na forca? Qual era o medo do rei, "proprietário" do Brasil? O que mais, na verdade, deve ser comemorado nesse dia?

Pensem, reflitam, pesquisem e comentem este post. Sou todo "olhos"...
Abraço a todos. Bom feriado.